O QUE É ECF?

    ECF significa Emissor de Cupom Fiscal.

    ECF e', então, um equipamento que faz a impressão de cupons de vendas de produtos     ou serviços prestados, sendo que estes cupons têm valor de nota fiscal.

    Por determinação das secretarias de Fazenda, as lojas estão instalando máquinas por     denominação ECF (Emissor de Cupom Fiscal) que emitem faturas com o efeito de nota     fiscal. Por este sistema o cliente recebe a nota fiscal imediatamente e, ao mesmo     tempo o ECF mantém em seus arquivos os valores das compras, que são informados     posteriormente aos orgãos responsáveis pela arrecadação nos estados.

    Este sistema de arrecadação do ICMS estadual, reduz também a preocupação com a     emissão de notas fiscais falsas por parte das empresas, porque a mesma nota, que     está sendo emitida para o cliente, já tem valor fiscal.

    Além disso, reduz a burocracia que existe atualmente para que os estados tenham     acesso a essas informações. Os dados serão mantidos em meio eletrônico pelas     administrações estaduais e compartilhados com a Receita Federal em uma rede     interna.

OS ECF'S PODEM SER:

    ECF-MR - Máquina Registradora, aparelho compacto, que contem, em sua memória,     todos os produtos e serviços do estabelecimento, dispensando o uso de     computadores.

    ECF-IF - Impressora Fiscal, que funciona conectada a um computador, do qual recebe     os comandos para impressão dos cupons; opcionalmente, as impressoras podem ser     conectadas também a um microterminal, que leva o nome de UAP (Unidade Autonôma     de Processamento).

    ECF-PDV - Ponto de Venda, aparelho que engloba, no mesmo módulo, tanto o     computador como a impressora fiscal, de uma forma mais compacta do que quando se     usa um computador comum (a "torre") separado da impressora fiscal.